A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados

ANA PAULA GÓIS

Natural de Lisboa, iniciou a sua aprendizagem no violino mas foi em 1986 que ingressou a classe de violoncelo na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

 

Concluiu a sua Licenciatura em Violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da professora Clélia Vital em 2000.

Foi bolseira do Festival da Costa do Estoril (1992), da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, do Instituto Português das Artes do Espectáculo, permitindo-lhe a participação no Seminário de Pedagogia e Interpretação do Violoncelo, em Nova Iorque, orientado pela Pedagoga e Violoncelista Irene Sharp (1998).

 

Foi igualmente bolseira da Orquestra João Domingos Bomtempo, onde ocupou o lugar de Violoncelista - solista (1996).

 

Fez diversos cursos de especialização no violoncelo com Márcio Carneiro (Alemanha), Genrich Elessine (Rússia), Irene Sharp (Nova Iorque), Tim Hugh (Londres, UK), Josephine Knight (Londres, UK).

 

Desde 1996 que é artista convidada a integrar a Orquestra da Fundação Gulbenkian nas temporadas anuais da Orquestra, com a qual tem tido a oportunidade de participar em tournées na Europa (Luxemburgo, Suíça, Espanha, Bélgica, Itália) e tocar com alguns dos nomes mais importantes da música erudita, entre eles, Michael Zilm, Pieter Wispelwey, Fernando Eldoro, Lawrence Foster, Michel Corboz, Muhai Tang, Sequeira Costa, Evgeny Kissin, entre muitos outros.

 

Ana Paula Góis desenvolve uma atividade pedagógica regular, no ensino do violoncelo, em duas escolas de ensino vocacional artístico e especializado da música na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) desde 1997 e na Fundação Musical dos Amigos das Crianças desde 2001. Contam-se também experiências pedagogicas em Tomar (Escola Gualdin Paes), Leiria (Orfeão de Leiria), Torres Vedras (Escola de Música), Évora (Academia Eborense e Escola Profissional de Música).

 

Paralelamente colabora com a Escola Superior de Enfermagem (antiga Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian), Universidade Nova de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa. Estas duas últimas no contexto da Licenciatura Música na Comunidade.

 

São frequentes as apresentações em público em agrupamentos de música de câmara, orquestrais, música ligeira e música contemporânea.

Contam-se também participações no cinema, publicidade, televisão e gravações discográficas.

 

Em 2004-2005 frequenta o 1º Curso de Especialização “Músicos Intervenientes no Meio da Saúde” (“Diplôme Universitaire de Musician Intervenant en Millieu de la Santé”), ministrado pela Universidade Marc Bloch, Estrasburgo, França com a colaboração da Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Centro de Investigação em Saúde Comunitária (CISCOS).

 

Em Abril de 2006 funda a Associação Portuguesa de Música nos Hospitais juntamente com a Pediatra Ana Jorge e o grupo de músicos entretanto formados nesta área, ocupando o lugar de Vice-Presidente. Trabalha atualmente no Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta e nos Serviços de Oncologia de Adultos nos Hospitais de Setúbal e Barreiro.

 

Concluiu em janeiro de 2000 o Mestrado em Psicologia Comunitária no Instituto de Psicologia Aplicada, em Lisboa, com 18 valores, tendo desenvolvido o seu estudo em torno da temática “A Música como recurso da Promoção da Saúde em Contextos Institucionais de Cuidados de Saúde”.

 

É presentemente doutoranda em Psicologia Comunitária no Instituto de Psicologia Aplicada, em Lisboa.