A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados

CARLOS GUTKIN

Nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1960.

 

Estudos realizados

Em 1962 passa a residir na Cidade de Santiago de Cuba, em Cuba, onde inicia os estudos musicais e de guitarra clássica, aos 12 anos, no Conservatório Esteban Salas. Posteriormente continua os estudos de música e guitarra na Escola Nacional de Música de Havana com o professor Flores Chaviano obtendo o Título de Professor e Instrumentista de guitarra em 1981.

 

Nesse mesmo ano muda a sua residência para Lisboa, onde teve aulas de aperfeiçoamento com os professores Lopes e Silva e Piñeiro Nagy. Prosseguiu os estudos superiores de música e guitarra no Real Conservatório Superior de Música de Madrid, onde frequentou as aulas do professor Demetrio Ballesteros. Obteve neste Conservatório o Título de Professor Superior de Guitarra (Licenciatura em Música).

 

Tem participado em cursos com mestres da guitarra de renome internacional tais como: Alirio Dias, Flores Chaviano, Roberto Aussel, Leo Brouwer, Manuel Barrueco, Eduardo Isaac e Alberto Ponce.

 

Tem realizado estudos de composição e análise com professores como Christopher Bochmann e José Carlos Buonacorso e seminários de composição com Jorge Peixinho e Enmanuel Nunes.

 

Atividades como compositor

Escreveu obras para guitarra, voz e guitarra, trio de flauta violino e guitarra, trio e quarteto de guitarras e Ensemble de guitarras, coro e outros instrumentos. Colaborou como compositor e intérprete em obras de teatro, encenadas por Adolfo Gutkin (o seu pai) nomeadamente: Drákula`s Concert (em 1982) Gilgamesh (em 1983) "A Procura do Presente" (em 1987; encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian), A Criação, (em 1992) e mais recentemente, “Guernica”, de Fernando Arrabal (em 2008).

Colaborou como guitarrista com o Teatro da Cornucópia na peça “O Casamento de Fígaro”, com música do compositor português João Madureira (em 1999).

Em 2006 a sua obra «Jardins de Luz», foi finalista no 1º Concurso Luso-Hispano de Composição para Guitarra de Badajoz.

 

Tem realizado numerosas peças de caráter pedagógico e tem como projeto a edição das mesmas brevemente.

 

Atividade como intérprete

Tem realizado numerosos concertos como solista e em agrupamentos de câmara de diferentes composições: guitarra com voz, com flauta, em duos trios e quartetos e atuado em diversas cidades de Cuba, Espanha, U.S.A., Brasil, França e Portugal, participando em numerosos festivais e eventos.

 

Em 1997 formou, em conjunto com o flautista Jose Rui Fernandes, o Duo Atlântico realizando numerosos concertos em Portugal e Espanha sobre o tema: “Música e Compositores Ibero-americanos”, participando em 1998 na Cimeira Mundial do Tango de Lisboa, entre outros. 

 

No ano 2000, com o Grupo Teatrova, formou parte do espetáculo Militango (em homenagem ao grande músico argentino, Astor Piazzolla) encenado por Adolfo Gutkin, para o qual, além de produtor, foi intérprete e realizador das composições e dos arranjos. Neste espetáculo, a poesia a dança e a música formam parte de um todo único e indissolúvel.

 

Em duo com a soprano Ana Paula Russo, tem realizado numerosos concertos (mais de 30), desde 1996, com três programas diferentes: o primeiro, um «Recital de Natal», com canções populares de diversos países, canções de Natal e espirituais negros e, o segundo, um «Recital de Música Ibero-americana» com um reportório de canções de compositores iberoamericanos e do qual nasceu um CD com o título «Melodia Sentimental» (lançado em dezembro de 2005) e o terceiro sob o título «Pecadilhos Humanos e Redenção Final».

 

Atividade artística

Duo Ana Paula Russo e Carlos Gutkin

Desde 1996 este duo tem realizado mais de 50 concertos e participado em festivais e outros eventos, com três programas de diferentes caráteres: o primeiro, é um «Recital de Natal», onde interpretam canções populares de diversos países, canções de Natal e espirituais negros;

o segundo programa é constituído por canções de compositores ibero-americanos titulado «Da Península a América Latina»; o terceiro programa de autores do século XX.

 

Podem-se destacar as atuações no Palácio Foz de Lisboa (1997), no Museu da Fundação C. Gulbenkian (1998), na Abertura do Festival de Música do Algarve (2000), nos Encontros de Música Contemporânea de Segovia (2006), Festival de Música de Salamanca (2007) entre muitas outras.

 

Em dezembro de 2005, o duo atuou no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, concerto que foi organizado pela Radio Difusão Portuguesa, Antena 2 e transmitido em direto. Nessa mesma data o duo lançou o CD titulado  «Melodia Sentimental» com música de compositores ibero-americanos.

 

Atividade Docente

Entre 1983 e 1984 trabalhou como professor de guitarra na Juventude Musical Portuguesa e desde 1987 até 1995, como professor de Acústica, História da Música,  Educação Musical e Guitarra no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral- I.F.I.C.T. Desde o ano 1994 é professor de guitarra e orientador do Ensemble de Guitarras da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha para quem tem realizado numerosas adaptações, composições e arranjos.