A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados

História

 

A Escola de Música da Paróquia de Nª Senhora do Cabo de Linda-a-Velha, nasceu da vontade de um grupo de pais cristãos que apoiados pelo seu pároco, Padre Manuel Martins, em outubro de 1977, meteram mãos à obra.

Em menos de um mês o embrião estava criado, 65 alunos, seis professores e uma Direção instaladora, arrancou logo em novembro com as primeiras aulas de música e bailado. Assim decorreu o ano letivo de 1977/78.

 

Aprovados os primeiros estatutos em 7 de abril de 1979 pelo então Bispo Auxiliar de Lisboa D. António Reis Rodrigues, neles ressaltam como objetivos, “… o ensino e a divulgação da música e do bailado, procurando diligentemente colocar estas duas expressões culturais ao serviço integral do homem numa perspectiva cristã”.

 

Sendo um serviço da paróquia, aproveita os tempos livres para ensinar e divulgar a música nas suas múltiplas facetas, tendendo sempre para um melhor aperfeiçoamento da educação pela arte, que transforma e forma o interior do homem, e consequentemente pôr a arte ao serviço da evangelização.

Três anos volvidos, em 16 de novembro de 1982, é atribuída pelo Ministério da Educação, a Autorização Definitiva de Lecionação, e o adequado Paralelismo Pedagógico, que oficializou e tornou válido, até aos dias de hoje, todo o  trabalho desenvolvido pela comunidade escolar no âmbito do ensino especializado da música a nível do Ensino Básico e Secundário.

Em 1992, a União Europeia e a Câmara Municipal de Oeiras, através do Prodep, patrocinaram a construção do atual edifício, exclusivamente destinado a escola de música e de bailado que entrou em funcionamento pleno e 1994.

Em trinta anos de vida intensa, passaram por esta escola mais de 4000 alunos, muitos deles hoje músicos profissionais e alguns de reconhecido mérito internacional, mas todos amantes da música e por certo cidadãos de valor acrescentado.

Com Autonomia Pedagógica reconhecida e atribuída pelo Ministério da Educação, iniciámos o ano lectivo 2008/2009 com cerca de 700 alunos e 54 professores que todos os dias procuram diligentemente a excelência, na nota afinada, o perfecionismo, no domínio completo do instrumento musical e a sã convivência e  cooperação social, na prática  da música de conjunto.

São estes os valores que pretendemos transmitir aos atuais e futuros alunos a par  dos avanços pedagógicos, artísticos e tecnológicos que nos desafiam todos os dias. Qualificar os alunos através de uma sólida formação nas suas múltiplas vertentes humanística, científica, histórica, ética, ecológica, estética, artística, e musical, capacitando-os para uma opção profissional como músicos.

 

 
Missão

 

Qualificar os alunos através de uma sólida formação nas suas múltiplas vertentes humanística, científica, histórica, ética, ecológica, estética, artística, e musical, capacitando-os para uma opção profissional como músicos. Estimular os mais jovens para a música e contribuir para uma maior integração da formação musical e artística na sua educação e cidadania. Acreditamos que o estudo de um instrumento musical produz claros benefícios para o desenvolvimento do raciocínio lógico, melhora as capacidades auditivas, o processamento e compreensão do som no cérebro, com resultados extraordinários para toda a sua vida.