A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados

JORGE TEIXEIRA

Jorge Teixeira nasceu em 1966 e desenvolve a sua atividade profissional como violinista da Orquestra Gulbenkian, professor de violino, arranjador e diretor musical.

 

Iniciou os estudos musicais com seu pai Joaquim Teixeira, e aos onze anos tomou contacto com o violino, na Escola de Música e Bailado de Linda-a-Velha, onde estudou com os professores Vasco Broco e José Ferreira, ingressando três anos mais tarde no Conservatório Nacional de Lisboa.

 

Participou em diversos cursos de interpretação, designadamente com Alberto Lisy, Gerardo Ribeiro e Tibor Varga.

 

Concluiu o Curso Superior de Violino no Conservatório Nacional de Lisboa com dezanove valores, em 1987, na classe da Professora Leonor Prado.

Estudou com Tibor Varga na Academia de Arcos de Sion (Suiça) como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura, e em Abril de 1991 ingressou na Orquestra Gulbenkian.

 

Licenciou-se em Violino pela Escola Superior de Música de Lisboa, em Julho de 2000, com a classificação de dezanove valores.

 

Integrou várias orquestras de jovens nacionais (foi solista e concertino do Collegium Musicum do Conservatório Nacional, da Orquestra Sinfónica Juvenil e da Orquestra das Escolas de Música Particulares), e estrangeiras (Orchestre des Jeunes de la Méditerranée, Orquestra Filarmónica da Europa, Orchestre de l’Académie des Archets e Orchestre des Pays de Savoie). Apresentou-se também, a solo, na RDP, na RTP, com a Orquestra Sinfónica da RDP e com a Orquestra D. Pedro V.

 

Foi diretor de diversos projetos musicais, nomeadamente na Expo 98 e na Conferência Ibero-Americana realizada no Porto. Foi professor de música de câmara na Orquestra das Escolas de Música Particulares e professor de Orquestra no Conservatório da Orquestra Metropolitana.

 

Para além do trabalho em orquestra, desenvolve atividade regular na área da música de câmara, tendo sido violinista do Quarteto Capela durante quase uma década, com concertos em Portugal e no estrangeiro (Nova Iorque, Washington D.C., San Diego, Santa Barbara, Londres, Paris) apresentando-se, desde 1998, em duo, com o pianista Tiago Vieira (Museu da Música, Palácio Foz, Centro Cultural de Belém, C.C. de Cascais).

 

Tem realizado um trabalho intenso como arranjador para artistas tais como Susana Félix, Sérgio Godinho, Beto, Frei Hermano da Câmara, para agrupamentos vocais (Coral de Linda-a-Velha, Tuna Académica de Lisboa) e para agrupamentos instrumentais de câmara (Violonseis, Vivaldianas).

 

Leciona violino na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha e é diretor musical da Orquestra D. Pedro V.