A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados

MARILYN BRITO

Formação

Inicia os seus estudos de violino, com oito anos de idade, na Venezuela, seu país Natal, no Conservatório Vicente Emílio Sojo, em Barquisimeto.

Em 1981, vem para Portugal e estuda no Conservatório do Algarve com os professores Jan Schabowski e João Miguel Cunha.

Anos mais tarde, ingressa no Conservatório Nacional de Lisboa, onde estuda com o professor Ilídio Gomes e posteriormente, na Fundação Musical dos Amigos das Crianças com a professora Leonor Prado.

Em 1992, finaliza o curso superior de violino no Conservatório Nacional de Lisboa, continuando estudos de aperfeiçoamento com o professor Gareguin Aroutiounian.

Em 1993 ingressa no Conservatório de Música de Roterdão, onde faz os seus estudos de pós-graduação no curso DM (curso de violino, via ensino) na classe da professora Natalia Morozova. Ainda neste conservatório, integra inúmeros projetos com a orquestra de jovens, tendo trabalhado, entre outros, com o maestro Lawrence Renes.

No ano letivo de 2008/2009 realiza o curso de profissionalização em serviço, na Escola Superior de Música de Lisboa.

 

Participa em cursos de violino com os professores Gaio Lima, Anatoly Bajenov e Gerardo Ribeiro. Integra os estágios de páscoa e verão das orquestras das Escola de Música Particulares e Portuguesa da Juventude. É também, selecionada para a Orquestra de Jovens de Corfu (Grécia) no ano de 1989, e em 1991 estagia numa orquestra de jovens na Hungria, tendo participado na masterclass do violinista Dènes Kóvàcs.

 

Campo Pedagógico

Frequenta aulas do Método Suzuki, em Utrecht (Holanda), com a professora Susan Johnson.

Participa no Curso de Didática de Violino com o Professor Peter de Leeuw, curso este realizado na Escola Superior de Música de Lisboa em Abril de 2000.

Frequenta o Curso Suzuki, em Novembro de 2000 na Escola Metropolitana de Lisboa, orientado pela professora Betty Hage.

 

É convidada pela Academia Musical da Ilha Graciosa para a realização de um workshop de violino para crianças em Julho de 2005, com apresentação final em concerto na cidade de Sta Cruz.

Realiza, juntamente com Carolina Gaspar e Dulce Marçal, o Workshop “A Caixa”, realizada na EMNSC em 2012.

 

Exerce a função de professora de violino na Escola de Música do Coral Phydelius - Torres Novas, de 1989 até 1993, e na Escola de Música de Santarém, durante o ano letivo de 1992/93.

De regresso a Portugal, em 1997, dedica-se de “corpo e alma” à pedagogia, sendo convidada para lecionar a disciplina de violino nos Conservatórios de Música David de Sousa (Figueira da Foz), Regional de Coimbra e Conservatório de Música D. Diniz (Odivelas).

Foi professora na escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa entre 2001 e 2014.

É professora de violino na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha), desde 2000, onde leciona, juntamente com a disciplina de Violino, as disciplinas de Ateliê Musical e MiniViolinos. Dedica-se em exclusivo ao ensino dos mais pequenos.

 

Material Pedagógico

É autora dos livros “Brincar com o Violino” e “O Meu Primeiro Livro de Violino”, este último editado pela Foco Musical, com ilustrações de Paulo Galindro, para além de compêndios de estudos diretamente ligados à progressão dos alunos mais pequenos entre outro material pedagógico.