A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados

MARINA DELLALYAN

Nasceu em Yerevan, capital da Arménia. Iniciou os seus estudos musicais com 4 anos, com o seu pai, que era compositor, musicólogo e pianista.

Continuou os seus estudos na Escola Especializada Profissional Piotr Tchaikovsky.

Estudou com a professora Ofélia Petrossian, que era uma das grandes herdeiras da Escola pianística russa, discípula de Konstantin Igumnov, e com Willy Sarkissian, também representante da Escola russa, do professor  Vladimir Sofronitsky.

 

No fim do curso na defesa do trabalho do diploma obteve classificação máxima. Durante todos estes anos participou em inúmeras atividades da Escola como solista e em naipe de Câmara na sua cidade natal, em várias localidades  da Arménia e Repúblicas da antiga URSS. 

 

No ano 1981 foi admitida no Conservatório Superior Estatal Nacional de Komitass.  Acabou o curso de licenciatura com as classificações de Solista de Música de Câmara, Professora de piano e Acompanhadora.

 

Obteve um prémio de «Melhor interpretação de Música Contemporânea», organizado pela União dos Compositores da Arménia.

 

Com o Trio «Komitass» ganhou o prémio «Melhor programa Musical de TV ao vivo do ano 1985». 

Começou a sua atividade profissional no ano de 1986 como professora de piano na Escola de Música e Arte nº1 de Yerevan.

 

De 1986 até 1993 foi acompanhadora no Teatro Académico de Ópera e Bailado de Yerevan. De 1993 a 1995 foi professora de piano na Escola Central de Arte Coral de Moscovo. A partir de 1995 mudou de residência para Portugal e recomeçou a sua atividade pedagógica na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em  Linda-a-Velha. 

 

Colaborou como acompanhadora com o Coro Gulbenkian e solista com a Orquestra Gulbenkian. Atuou com os maestros Michael Zilm, Michel Corboz, Muhai Tang, entre os outros. Colabora frequentemente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro São Carlos. 

 

Foi convidada para acompanhar as Masterclasses de canto, violino e violoncelo com os professores Maria José Falcão, Liliana Bizineche, Levon Mouradian e Paulo Gaio Lima. 

 

Ministrou Masterclasses de piano no Conservatório da Guarda, do Funchal, na Extensão de Machico e na Escola de Música de São Teotónio. 

 

Tem efetuado concertos como solista e de Música de Câmara em Los Angeles, Nova Iorque, Paris , Praga, Moscovo, Novosibirsk, Ferrara, Modena, Madrid, Lisboa, Porto, Funchal, Açores, Covilhã, Portimão, etc.

 

Colabora também com o Coro de Câmara de Universidade de Lisboa. Entre diferentes trabalhos realizados com este agrupamento, destaca-se o Requiem de Lopes Graça e concerto dedicado aos 100 anos de nascimento do compositor com Maestro Jean-Sebastien Bereau.

 

Uma das colaborações recentes são as óperas «Tosca» e «Madama Butterfly» de Giacomo Puccini com a Companhia de Ópera Portuguesa  e Maestro Giovanni Andreoli, para o Festival de Sintra, e teatro musical «Amazonia» para o Festival Bienal de Munich. 

 

Foi convidada pela Fundação Americana SOROS como solista de Orquestra da Câmara Estatal da Arménia para concertos e filmagem de Concerto para piano e orquestra «Topophono» do compositor arménio Harutiun Dellalyan. 

 

Tem participado como pianista nos trabalhos do CD «Noites de Ópera em Lisboa». 

Fez gravações para programas de TV e Rádio Arménia, Portugal (Antena 2, RTP1 e RTP2), EUA (Horizon) e Canadá (Panorama). 

No ano 2013 concluiu o Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa.