A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados

MIGUEL VIEIRA DA SILVA

Nascido em Lisboa em 1984, iniciou os seus estudos de guitarra na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, terminando o 8º grau no ano de 2003 com o professor Carlos Gutkin.

 

Em 2007 concluiu a Licenciatura em Guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Piñeiro Nagy e em 2010, terminou o curso de Mestrado na Universidad de Extremadura, em Cáceres (ESPANHA), com o guitarrista Ricardo Gallén.

 

Durante a sua formação frequentou masterclasses com vários professores entre os quais Flores Chaviano, Paulo Vaz de Carvalho, Piñeiro Nagy, António Jorge Gonçalves, Dejan Ivanovic, Joaquín Clerch, Michalis Kontaxakis, Eduardo Isacc e Aniello Desiderio.

 

Apresentou-se, através de vários projetos que integra (entre os quais, MikroDuo e Quarteto de Guitarras de Lisboa), em diversos espaços culturais, como no Centro Cultural de Cascais (Festival do Estoril), Centro Cultural da Malaposta, Centro Cultural Olga Cadaval, Palácio de Sintra, Museu de Arte Antiga, Teatro São Luiz (inserido no Festival de Música da ESML), Palácio da Ajuda, Museu da Água, entre outros, tendo também participado na iniciativa “Orquestra de Guitarras” realizada nos anos de 2004 e 2006.

 

Realizou projetos com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Juntamente com o guitarrista Pedro Luís e Piñeiro Nagy, teve oportunidade de atuar em diversos palcos e festivais (a nível nacional e internacional), tais como no Great Hall do Conservatório P.I. Tchaikovsky (Rússia), Victoria Hall (Suiça, Rencontres Musicales Internacionales), na Troy Savings Bank (Albany, EUA), com a Albany Symphony Orchestra, Dubrovnik Summer Festival (Croácia), com a United Chamber Orchestra, no Festival MITO (Itália), no Brno Internacional Music Festival (República Checa), Festival Internacional de Santander (Espanha), Ljubljana Festival (Eslovénia), Festival Emilia Romagna (Itália), Reencontros de guitarra em Genac (França), Centro Cultural de Cascais (Festival de Música do Estoril), Centro Cultural Olga Cadaval, Centro Cultural da Malaposta, Centro Cultural Vila Flor, Palácio de Sintra, “Casa da América Latina (em direto para a estação de rádio Antena2), Museu de Arte Antiga, Teatro São Luiz (Festival de Música da ESML), Palácio da Ajuda e Museu da Água.

 

Em 2011 realizou uma digressão pelo Oriente, atuando nos Conservatórios de Beijing e de Tianjin (China), na Casa Garden (Macau), e em várias cidades do Japão, juntamente com a Tokyo Opera Association. Durante o ano de 2013 lecionou a cadeira de guitarra no Mestrado de Ensino da Música, no Instituto Piaget.

 

Leciona atualmente na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, onde faz parte da direção pedagógica.