PAULA CARVALHO

Nasceu em Luanda e iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade na Academia de Música de Luanda. Posteriormente, prosseguiu a sua formação no Conservatório de Música de Castelo Branco, tendo concluído o curso geral nas classes de dos professores Maria do Carmo Gomes e José João Gomes dos Santos. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian de 1979 a 1986.

Concluíu o Curso Superior de Piano em 1990 na classe do Prof. Paulo Santiago no Conservatório Nacional de Lisboa, tendo trabalhado paralelamente com a pianista Tânia Achot de 1987 a 1991. Na área da música de câmara trabalhou com o Professor João Paulo dos Santos. 

 

Em colaboração com o maestro e compositor Paulo Brandão participou como pianista em peças de teatro, da Companhia da Cornucópia e da Companhia da Malaposta, e no filme  “Máscara d'Aço contra Abismo Azul”, sobre Amadeu Sousa-Cardoso do realizador  Paulo Rocha. Realizou vários Recitais em Setúbal, Santarém,  Castelo Branco e Lisboa. 

No âmbito pedagógico, efetuou várias formações nomeadamente os Cursos de Educação e Didáctica Musical – Música e Vida, Curso “Música e Criatividade” orientado pelo Professor John Paynter, Cursos de pedagogia Jos Wuytack, Curso de Pedagogia de Piano (Esc. Música Silva Monteiro)  e o curso “Formação em Artes Performativas” promovido pelo Fórum Dança de Lisboa tendo tido como formadores António Pinto Ribeiro, Madalena Vitorino, João Carneiro, Ruth Rosengarten e José Bragança de Miranda (entre outros).

 

Exerce a atividade de professora de piano desde 1990, tendo sido professora de piano no Conservatório Regional de Setúbal, na  Escola de Música de Santarém e no Conservatório Regional de Castelo Branco. Desde 1994 leciona na Escola de Música da Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, tendo exercido o cargo de Coordenadora do curso básico da EMNSC no ano 2008/2009. 

Inserida na sua atividade docente, realizou várias atividades paralelas tais como audições temáticas de “Poesia e Música” e “Os Clássicos da Disney”. Os seus alunos distribuem-se por todas as faixas etárias e ciclos de ensino, tendo vários alunos frequentado e concluído o curso secundário, alguns dos quais continuaram a sua formação ao nível dos estudos superiores de música ou no âmbito de outros estudos complementares e atividades musicais, em Portugal e no estrangeiro.

 

Paralelamente licenciou-se em Filosofia tendo efetuado o mestrado em Filosofia – Estética (2009)  na  FCSH/Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação: “Sentido e Sentimento na Interpretação Musical – um estudo a partir de Schopenhauer e Nietzsche” sob a orientação da Professora Doutora Maria Filomena Molder. Também na na  FCSH/Universidade Nova de Lisboa, concluíu o Doutoramento em Filosofia – Estética em 2019  sob a orientação da Professora Doutora Maria Filomena Molder com a dissertação “Wittgenstein e a Interpretação musical. Cruzamentos e Influências”. É investigadora e membro integrado no Instituto de Filosofia e Linguagem (IFILNova) fazendo parte da equipa do Projecto “Fragmentação e Reconfiguração: experienciando a cidade entre a arte e a filosofia”, com o patrocínio da FCT. Tem organizado várias conferências e apresentado várias comunicações em Portugal e no estrangeiro.

A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados