• EMNSC

Diogo Gomes | Crescer com a Música


Foi com 5 anos de idade que o Diogo Gomes começou a estudar percussão na EMNSC, com o professor Carlos Girão.

"Comecei com o instrumento que ainda hoje me maravilha e deslumbra, de manhã à noite." conta-nos.

Mas o Diogo conta-nos também que se lembra perfeitamente de, no início, não gostar de nada que estivesse relacionado com a música.

Valeu-lhe, e à música também, a persistência dos pais, que nunca desistiram. E na verdade, uns anos mais tarde tudo mudou. Aos poucos, o seu mundo foi-se transferindo todo para a Escola de Música e foi na EMNSC que fez grande amigos, como o Luis Tavares e o Pedro Baião.

Quando chegou ao secundário, já sabia que o seu futuro estaria indescutivelmente ligado à música.

"Nessa altura tinha 49 horas de aulas por semana mais umas 5 de estudo. Sempre fui bastante estudioso e aplicado, por vontade própria. A vontade de ser "o melhor" era mais forte, e dava-me mais adrenalina, do que o brincar ou o que quer que fosse."

"Na EMNSC conheci e trabalhei com professores que foram muito importantes e me influenciaram positivamente : Abel Cardoso, Carlos Girão, Pedro Figueiredo, Henrique Piloto. Os meus professores de percussão, composição e orquestra, respetivamente."

"Depois, de igual forma, os meus pais, que sempre me empurraram para a frente e me apoiaram em tudo o que eu escolhi desde miúdo."

Quando terminou a sua formação na EMNSC entrou para a ESML - Escola Superior de Música de Lisboa e no segundo ano, foi estudar para a Holanda para o Royal Conservatoire of Den Haag em Erasmus.

Terminou a licenciatura em 2012 e o Mestrado em 2014, iniciando nesse ano trabalho como docente no Conservatório Regional de Castelo Branco e no Colégio Pedro Arrupe.

Foi também em 2014, que iniciou o mestrado em performance no Royal Welsh College of Music, em Cardiff, País de Gales.

"Já passei por mil e um sítios. Fui tocar por toda a Europa, toquei a solo no BBC Proms no último ano e na Welsh National Opera. Toquei em musicais em Londres e também em espetáculos de circo moderno."

Cheio de sonhos e projetos está neste momento a terminar o Mestrado em performance, em Cardiff no Royal Welsh College of Music and Drama e pretende iniciar para o próximo ano o Mestrado em Jazz. "Quanto a projectos "a decorrer", estou a tratar da minha dissertação de mestrado: viajar pela Europa com o meu irmão e o meu cão a tocar com músicos de rua nas capitais europeias."

"A EMNSC preparou-me e permitiu-me e a muitos outros músicos chegar mais longe. Ser capaz de estar presente em musicais em Londres, em orquestras alemãs ou em clubes de jazz holandeses. É uma Escola fantástica! "

Para acompanharmos mais de perto os projetos do Diogo Gomes podemos seguir a sua página de percussão.

O seu último projeto, "Percussion Meets the World", está cheio de criatividade e ficamos muito felizes por poder partilhá-lo!



#CrescerComaMúsica

A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados