• EMNSC

João Paulo Monteiro | Crescer com a Música


O João Paulo Monteiro, estudou na EMNSC entre 1993 e 1998. Entrou quando já tinha 17 anos e veio para estudar percussão com o professor Carlos Voss. Conta-nos, com imensa generosidade, que nas primeiras aulas se lembra de lá chegar a pensar que sabia alguma coisa, porque já tocava em bandas filarmónicas, mas que rapidamente descobriu que

"afinal não sabia nada e a realidade era que tinha ainda tudo para aprender."

Na EMNSC fez muitos amigos e colegas com quem tem ainda a oportunidade de ir tocando em várias formações e em orquestras. Considera que enquanto estudou na nossa escola, havia efetivamente espaço para conviver com os colegas, mas o seu principal objetivo era mesmo o estudo.

"Ia para a escola para ter aulas e sempre que possível encerrava-se no piso - 1, nas salas de percussão a estudar."

A musica sempre fez parte da sua vida, e o seu pai que também é musico, foi inclusivamente professor na EMNSC.

Em1995 foi estudar informática para a universidade ao mesmo tempo que estudava música na EMNSC.

Em 1996 decidiu concorrer à banda do exército para entre outras coisas, ajudar a família com as despesas da falculdade.

Fez o serviço militar entre Abril e Outubro de 1997. Não conseguiu entrar para a banda do exército porque foi para socorrista e não conseguiu a reclassificação para músico.

Foi naquele momento, depois de ter saído da tropa, que teve de decidir se continuava na faculdade ou se terminava o curso de música para depois ir para uma escola superior de música.

"Não precisei de pensar muito. A musica chamou bem mais alto e foi para onde me virei até hoje..."

Depois de sair da EMNSC foi para a Escola de Musica do Conservatório Nacional terminar o 8º grau, também com o professor Voss. Terminou a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com os professores Voss e Richard Buckley e mais recentemente terminou o mestrado em performance e um mestrado em ensino também na ESML sob a orientação do professor Pedro Carneiro.

Durante todo este percurso trabalhou com diversos percussionistas e bateristas em várias masterclasses. Atualmente é professor na Escola de Musica do Conservatório Nacional, Consevatório de Música de Cascais, e professor de bateria nos estudios Rock 'n0 Raw.

Colabora com diversas orquestras como freelancer, mas mais frequentemente com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e com o Orquestra Sinfónica de Cascais.

Numa vertente um pouco menos erudita, toca bateria na banda Ironsword que está desde Setembro a percorrer alguns paises da europa para promover o seu mais recente trabalho.

Conta-nos que para além dos professores, da sala onde se fechava para estudar, dos colegas e dos amigos recorda um amigo muito especial:

"A minha maior recordação da EMNSC é o Xico! Grande Francisco! Saudades deste amigo que estava sempre pronto para nos ajudar em tudo. Tenho de lhe fazer uma visita."

Mas não é só do Xico que se recorda, Conta-nos que fez muitos amigos e boa música na EMNSC ou como gosta de lhe chamar: "naquela casa".

"É sempre um prazer reencontrar esses amigos no dia-a-dia em trabalho ou onde quer que seja. Foram dos meus melhores tempos como estudante, sem dúvida."


#CrescerComaMúsica

A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados