• EMNSC

Margarida Mendo | Crescer com a Música


Margarida Mendo, nasceu em Lisboa em 1989 e começou os seus estudos de piano aos sete anos de idade na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, com os professores Paulo Aguiar e Mariana Cruz. Em 2008 terminou o curso complementar na classe da professora Mariana Cruz com a máxima classificação.

A música esteve sempre presente na sua vida.

“O meu avô tocava de ouvido e por isso desde sempre havia piano em casa. Ainda antes de entrar na escola já tinha aulas particulares e o som do piano sempre me fascinou. Depois à medida que as peças iam sendo mais difíceis mais aliciante se tornava. Participava em muitas masterclasses e também participava em concursos a nível nacional, o que ajudou a tornar-me uma pianista mais completa, trazendo um complemento à minha formação.”

Terminou a EMNSC com 20 valores, seguiu para Inglaterra, para fazer a licenciatura no conservatório de Birmingham, e depois o mestrado no Conservatoire Royale de Bruxelles.

Em Birmingham, Colónia e Bruxelas teve oportunidade de trabalhar com aqueles que considera os seus mais importantes mentores como Victor Sangiorgio, Jacob Leuschner e Alexandar Madzar.

Da EMNSC ficam as memorias das intensas aulas de piano com a, querida professora Mariana Cruz, como insiste em lhe chamar.

“Todas as semanas eram uma conquista, todas as semanas aprendia imenso. Cada audição, exame e peça bem tocada era mais uma etapa superada e um motivo de orgulho próprio que sentia. A minha passagem pela EMNSC preparou-me para o futuro e deu-me uma boa base para aquilo que hoje em dia consegui construir.“

Margarida Mendo, foi já laureada com inúmeros prémios, entre os quais no “Concurso Internacional Cidade do Fundão” (2º lugar), “Maria Cristina Lino Pimentel” (3º lugar) e “Concurso Regional de Ourém” (2º e 3º lugar).

Realizou inúmeras masterclasses com diversos professores de renome internacional, dos quais se destacam Galina Eguiazarova, Simon Nicholls, Fausto Neves, Tânia Achot, Sequeira Costa, Paul Badura-Skoda, Vitaly Margulis, Luis de Moura Castro e Constantin Sandu.

Em 2007 obteve uma bolsa para prosseguir os seus estudos em Inglaterra no Conservatório de Música de Birmingham (BCU Birmingham Conservatoire) onde teve oportunidade de trabalhar com Simon Nicholls e Victor Sangiorgio.

Durante este período trabalhou regularmente com os professores Jacob Leuschner na Hochschule für Musik Köln e Ilana Davis em Londres.

Em 2011 foi aceite no Conservatoire Royale de Musique em Bruxelas para iniciar o curso de mestrado na classe do professor Jan Michiels. Durante este período desenvolveu também extensa atividade não só na área de Lied como de Música de Câmara.

Em julho de 2013 participou num festival de piano em Itália, numa série de masterclasses e concertos orientados pelo professor Jacob Leuschner, em Montepulciano. Estudou com o professor Aleksandar Madzar em Bruxelas no Conservatoire Royale de Musique.


#CrescerComaMúsica

0 views
A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados