• EMNSC

Recital de Finalistas | Hugo Xavier e João Correia

Updated: Dec 3, 2018



Hugo Xavier- Iniciou os seus estudos musicais aos 2008 anos na banda filármonica da União Mucifalense, em 2010 inressou no Conservatório de Música de Sintra, na classe do professor José Cedoura, em 2016 ingressou na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (E.M.N.S.C.), na classe do professor Rui Mirra. Ao longo do seu percurso musical fez cursos de aperfeiçoamento técnico com os professores: Jorge Almeida, Filipe Coelho, Sergio Carrinho, Pedro Monteiro, Ger Jan Loot, entre outros, e já participou em diversos estágios de orquestra e orquestra de sopros como: Estágio de orquestra de sopros do conservatório de música de Sintra, Estágio nacional de orquestra de sopros de Portel 20126/17, Estágio da orquestra XXI em 2017, Ciclo de masterclass da epabi, 1º Festival de trompetes do Algarve, entre outros.

João Correia- Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade com a professora Marina Couto. Em 2010 ingressou na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (E.M.N.S.C.) na classe da Professora Raquel Cravino. Durante os seus anos de estudo frequentou diversas masterclasses com professores como: Aníbal Lima, José Pereira, Roberto Valdés e Augusto Trindade.

Frequenta atualmente o 12º ano do ensino articulado de música na EMNSC.

Lied- Trompete (Hugo Xavier) Piano (João Correia)

Eugène Bozza (1905-1991) foi um compositor e violinista francês do século XX que se tornou muito conhecido pelo seu extenso repertório de música de câmara, especialmente para instrumentos de sopro de metal, para além de toda as suas peças para cordas, piano, obras vocais, orquestrais e bailados. Em 1934 ganhou o “Grand Prix de Rome”. Em 1976 compôs este Lied para piano e trompete.

Sonata para violino e piano em Lá Maior- Violino (João Correia) Piano (Prof. Daniel Bento)

1º Andamento - Allegretto bem moderato

4º Andamento – Allegretto poco mosso

César Franck (1822-1890), compositor franco-belga, pianista e organista, compôs esta sonata para Violino e Piano em 1886 como prenda de casamento para o seu amigo e violinista Eugène Ysaye. A sonata está dividida em quatro andamentos que alternam entre lento e rápido. Existem muitas transcrições para outros instrumentos como violoncelo, flauta transversal e tuba e é uma das sonatas mais tocadas em todo o repertório violinístico.

Transformação - Trompete (Hugo Xavier)

Gonçalo Gato nasceu em Lisboa em 1979. É um compositor português que estudou em Londres, já tendo sido laureado em concursos nacionais e internacionais. “Esta peça surgiu como resultado de uma encomenda da Antena 2/ RTP para o Prémio Jovens Músicos de 2010. Transformação é uma peça onde a maior parte do trabalho composicional se situa no ritmo. Tal como a melodia, o ritmo pode conter desenhos, figuras, pontos de repouso, ostinatos e pode sofrer transformações. É esse o conceito nuclear desta obra: o desejo de dar inventividade ao ritmo, libertando-o até de certos hábitos ainda enraizados na nossa cultura (pulsação regular, anacruza, uso de figuras típicas, entre outros) (…).“

Concerto para Trompete em Mib Maior- Trompete (Hugo Xavier), 1º Violino (João Correia), 2º Violino (Margarida Martins), Viola d´arco (Sara Valentim), Violoncelo (Laura Carvalho), Baixo Continuo (Luis Poço).

Johann Baptist Neruda (1708-1780) foi um compositor checo do período clássico. Compôs 18 sinfonias, 14 concertos, sonatas e uma ópera. Este concerto original para "Corno da caccia" / Trompa Natural e Orquestra de cordas em MibMaior marca a transição do período barroco para o período clássico e é um dos 3 grandes concertos clássicos no repetório para trompete, juntamente com o de Hummel e Haydn.


#Recital #EMNSC


2 views
A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados