Masterclass de Contrabaixo

Já estão abertas as pré incrições para a Masterclass de contrabaixo.

Em dezembro, entre os dias 21 e 23, a nossa escola promove a primeira de muitas masterclasses.

Não percam a oprtunidade de aprender com os professores Adriano Aguiar, Abel Carvalho e João Diogo Duarte.

Masterclass de contrabaixo

Adriano Aguiar

Músico contrabaixista com uma carreira alicerçada na atividade orquestral, integrou as Orquestras Sinfónicas da RDP/Porto (1978-1985), do Teatro Nacional de São Carlos (1985-1992) e desde 1996 é Coordenador de Naipe Adjunto na Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, tendo feito os exames de contrabaixo no Conservatório de Música de Lisboa, como aluno externo.

Estudou contrabaixo com Augusto Fortuna, Alejandro Erlich Oliva e Iouri Axenov. Participou como aluno em diversas MasterClasses, sob a orientação de Ludwig Streicher, Franco Petracchi, Thomas Martin, Jean Marc Rolez e Yasunori Kawahara.


É Licenciado em contrabaixo pela Escola Superior de Música de Lisboa e Doutor em Música e Musicologia, na especialidade de Interpretação, pela Universidade de Évora. De notar o seu interesse pela Música de Câmara, contexto no qual fez parte de diversos ensembles (Oficina Musical, Quarteto de Contrabaixos de Lisboa, Contr’Orquestra), dos quais se destacam o Duo Contracello (com Miguel Rocha) e o Avondano Ensemble.


Como elemento integrante do Duo Contracello, cuja carreira se iniciou em 1993, tocou em Portugal, França, Suíça, Espanha e Estados Unidos da América, tendo sido já editadas três referências discográficas.

Enquanto solista, revelam destacado interesse as suas atuações com a Orquestra D. Fernando II e com a Orquestra Sinfónica Portuguesa (Passione Amorosa de Bottesini, com Pedro Wallenstein); com a Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho (Concerto de Goleminov); com o Quarteto Lopes-Graça (repertório português do séc. XIX); e nos Dias da Música de 2013, no CCB (recital intitulado “Bottesini em Lisboa”). Formou vários alunos na Escola Profissional de Música de Espinho e na Academia Nacional Superior de Orquestra.

Desde 2012 é professor de contrabaixo na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Ao longo do seu percurso profissional, na sua vertente docente, exerceu uma atividade regular em diversas MasterClasses.

Em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square