Élio Anes Leal | Crescer com a Música

Élio Anes Leal, nasceu no Bombarral em 1986 e iniciou os estudos musicais com 11 anos de idade na escola de música do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.

Frequentou o Conservatório de Música de Caldas da Rainha e posteriormente a Escola de Música Nossa Senhora do Cabo onde concluiu o Ensino Complementar de Música na variante de Trompete.

Das primeiras aulas na EMNSC recorda-se do “impacto” quando se deparou com a exigência do reportório que ia trabalhar em Trompete com o professor Filipe Coelho.

“Da primeira abordagem ao piano com a professora Mariana Cruz, que era um instrumento totalmente desconhecido para mim e que foi fundamental nos anos que se seguiram enquanto frequentei a licenciatura. A alegria que senti ao tocar pela primeira vez numa formação de orquestra sinfónica com o professor Henrique Piloto. Recordo-me ainda do fascínio que senti por disciplinas que eram completamente novas para mim, nomeadamente as disciplinas de Análise e Técnicas de Composição e de Acústica, que estudei com o professor Pedro Figueiredo e que foram tão importantes para o meu percurso académico.”

“A música teve sempre um papel muito importante na minha vida, no entanto, durante vários anos nunca passou de um hobby. Mas quando estava a frequentar o 12º ano no ensino regular e simultaneamente o 5º grau do conservatório, decidi que a música era o caminho que queria seguir, não havia qualquer dúvida em relação a isso. Sentia-me cada vez mais fascinado por esse mundo, nomeadamente pela figura do maestro.”

Afirma, sem hesitar que o apoio dos pais e de muitos professores, foi extremamente importante mas que lhe coube a si a decisão final.

“Eu diria que fui eu quem teve o papel mais importante nessa escolha. Claro que o apoio dos meus pais foi fundamental para essa escolha passar de uma opção a uma certeza. Tive ainda alguns professores que foram fundamentais em todo este processo. O meu primeiro professor de trompete, José Cedoura; e mais tarde, já na EMNSC, a professora Mariana Cruz e o professor Pedro Figueiredo que tenho de destacar pelo extraordinário apoio que me deram a nível pessoal e académico”

Iniciou os seus estudos de direção em 2003, tendo desde então trabalhado com os maestros; Jean-Marc Burfin, Jean-Sébastien Béreau, Jo Conjearts, Lior Shambadal, Timothy Reynush, Mark Heron, Johannes Schlaefli e Scott Sandmeier.

Estudou direção coral e reportório operático com Enza Ferrari e Giovanni Andreoli.Em diferentes contextos teve a oportunidade de dirigir os seguintes agrupamentos: Orquestra Sinfónica do Chipre, Orquestra do Algarve, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra de Câmara do Luxemburgo, Orquestra do Royal Northern College of Music de Manchester, Orquestra Clássica do Sul, entre outros.

Desde 2005 é maestro da West Europe Orchestra, orquestra de jovens que fundou e com a qual foi vencedor nacional do Prémio Carlos Magno para a Juventude na sua 1ª edição em 2008, representando Portugal neste importante concurso organizado pelo Parlamento Europeu e pela Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno de Aachen (Alemanha).

O projeto foi distinguido pelo então Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pottering, e pela chanceler alemã, Angela Merkel. Em Maio de 2010, foi convidado para dirigir um concerto para Sua Excelência o Sr. Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, aquando do seu roteiro das comunidades locais inovadoras no oeste, o concerto contou ainda com a presença da então Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.

Com a West Europe Orchestra, gravou ainda um CD dedicado à música portuguesa a convite da editora Lusitanus Edições, em 2012 fez uma digressão à Grécia e recentemente atuou com músicos como Jorge Palma e Luís Represas.

Em 2013, recebeu a distinção de «Profissional do Ano» pelo Rotary Club do Bombarral e foi um dos 11 finalistas do “Concurso Internacional de Direção Solon Michaelides”, entre 180 candidaturas de todo o mundo e organizado pela Orquestra Sinfónica do Chipre.

Entre 2009 e 2014 lecionou as disciplinas de orquestra, coro, cultura musical e formação musical no Conservatório de Música de Caldas da Rainha.

É licenciado em Direção de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra onde estudou sob a orientação do maestro Jean-Marc Burfin.

Atualmente é professor no Conservatório de Música da Metropolitana e diretor artístico da Orquestra Juvenil Metropolitana.

Em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados