Luis Sousa | Crescer com a Música

Luís Sousa, começou a estudar na EMNSC com 24 anos após fazer uma prova de transferência de outra escola. Estudou com Carlos Rosado e guarda consigo momentos importantes vividos na nossa Escola.

Estar bem preparado para as aulas e para as audições era fundamental. Considera que ainda são necessárias algumas “horas de voo” para se pisar um palco e tocar para o público.

Em miúdo, tinha um CD com os concertos para trompa de Mozart que não se cansava de escutar e terá sido assim que a música e a trompa se instalaram na sua vida.

“Decidi que queria a música para mim e para a minha vida quando tive a primeira hipótese de experimentar uma trompa. Fiquei fascinado com o que tinha para descobrir.”

Da EMNSC recorda-se da Dona Luciana (risos), a senhora das chaves e das horas que lá passou nas salas a estudar e também das oportunidades que a escola lhe deu como, tocar a solo no Centro Cultural e Belém, eventos como "Dias da Música", etc.

Depois de sair da EMNSC foi estudar para a Escola Superior de Música de Lisboa durante 4 anos com Jonathan Luxton e Paulo Guerreiro.

Frequentou diversas masterclasses em Portugal e no estrangeiro com Froydis Ree Wreke, Radovan Vlatkovic, Stefan Dohr, Vicente Zarzo, Jonathan William, Jan Harshagen, Markus Maskunitty, Ab Koster, Andrew Budden, Abel Pereira, Bernardo Silva, Sérgio Carolino, Hugo Assunção, entre outros.

Mais tarde, entrou em Mestrado numa universidade alemã de Hannover, que nunca chegou a frequentar porque desde muito cedo iniciou a colaboração com diferentes orquestras, nomeadamente a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica da Companhia de Ópera Portuguesa, Lisbon Film Orchestra, West European Symphony Orchestra, Orquestra Sinfónica Juvenil tendo sido também membro da Banda da Armada.

Apresentou-se a solo com algumas orquestras interpretando obras de Mozart, Weber, Rossini, Schumann, Alex Poelman, Brian Balmages, entre outros.

Grava frequentemente para a RTP e Antena 2.

Partilhou o palco com alguns conceituados maestros como Vasily Petrenko, Krzysztof Penderecki, Laurence Foster, Philippe Entremont, Michael Boder, Miguel Hart-Bedoya, Julia Jones, Christopher Bochmann, Cesário Costa, Laurent Wagner, Martin André, Jean Sébastian Béreau, Nicolai Lalov, Pedro Carneiro, Pedro Neves, Joana Carneiro, Rui Pinheiro, Maxime Tortelier, Luis Andrade, Jean-Marc Burfin, Giovanni Andreoli, Luís Carvalho, Jan Cober, Jo Conjaerts, Alberto Roque, Jorge Matta, Vasco Pearce de Azevedo, entre outros.

Foi docente na Academia de Música de Alcobaça e Orquestra Geração. Orienta também regularmente masterclassess.

Atualmente é trompa principal na Classic Chamber Concert Orchestra, nos Estados Unidos da América, trompa principal na West European Symphony Orchestra e Solista B na Orquestra Clássica da Madeira.

Em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados