A 4ª edição do Concurso Nacional de Harpa

A 4ª edição do Concurso Nacional de Harpa contou com a participação de 25 alunos de 10 Escolas e Conservatórios de Música de Portugal inteiro.

Marcaram presença: Escola de Música do Conservatório Nacional; Academia de Música de Vilar de Paraiso; Conservatório Regional de Palmela;Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga; Academia de Música de Espinho; Conservatório de Vila Nova de Gaia; Escola Música Nossa Senhora do Cabo; Conservatório de Música do Porto; Conservatório de Música de Aveiro;Conservatório Bonfim.

No nível superior tivemos 2 participantes: de Milão a estudar na Civica Scuola di Musica Claudio Abbadoe de Géneve a estudar na Halte école de Musique.

A qualidade e o nível dos nossos participantes foi muito elevada e ficamos sempre muito felizes, por descobrir novos talentos.

Na Categoria B, participaram alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos e na categoria C, participaram alunos com idades entre os 13 e os 14 anos de idades, todos eles muitíssimo bem preparados, prometendo um bom caminho para a futura geração de harpistas.

O júri composto por Ilaria Vivan, Vasco Azevedo e Carolina Coimbra avaliou durante dois dias, seis categorias em duas fases.

Na primeira fase os candidatos apresentaram os estudos obrigatórios e na segunda as peças de escolha livre. A decisão sempre foi difícil mas os resultados foram todos muito merecidos.

Na Categoria A, onde participaram os alunos mais novos, a aluna Sofia Mendonça da Escola Música Nossa Senhora do Cabo recebeu uma Menção Honrosa.

Na Categoria B, o júri atribuiu um 1º prémio, três 2º prémios ex aequoe um Menção Honrosa.

Na Categoria C foram atribuídos um 1º, um 2º prémio e uma Menção Honrosa.

As restantes categorias atingiram bons resultados com atribuição de 1º e 2º prémios.

O Concurso Nacional de Harpa é muito mais do que um Concurso.

É um encontro entre escolas e professoras.

É um momento especial onde há espaço para a participação das famílias, tendo sido realizado um “lanche convívio”, promovido e organizado pelos pais dos alunos da classe de Harpa de EMSNC, para as famílias que vêm de longe, com o objetivo de criar laços e ambiente de descontração e salutar convívio entre todos os participantes.

Para além das audições dos participantes foi endereçado um convite às professoras de harpa, que nos brindaram com um concerto no Sábado ao final da tarde.

As professora Veronica Febbi do Conservatório de Música de Aveiro e Jessica Sá do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, aceitaram o convite e apresentaram a peça Rosmaring para duo de harpa e quinteto de cordas do maestro e compositor Henrique Piloto, da Escola Música Nossa Senhora do Cabo. As Harpistas: Carolina Coimbra, Escola Superior de Música e Beatrix Schmidt Escola Música Nossa Senhora do Cabo, Conservatório Regional de Palmela.

O Concerto, de tema livre, teve como objetivo partilhar e mostrar as obras mais importantes para os alunos.

No domingo dia 25 de Novembro pudemos ouvir os participantes mais avançados, de nível superior.

Foi emocionante ver subir a palco as duas harpistas que participam no Concurso Nacional de Harpa desde a 1ª edição, em 2013.

É por ver crescer o talento, a música e a qualidade destes jovens músicos que considero importante, desafiador e gratificante continuar a promover e a organizar este Concurso Nacional de Harpa e estes encontros entre músicos.

Em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Pesquisa por Tags
Siga-nos
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
A Escola de Música Nossa Senhora do Cabo tem com o Ministério da Educação um Contrato de Patrocínio
Aviso de acordo com o Despacho nº 23057/09 de 20 de Outubro
Financiamento ao abrigo do Despacho 17932/08 de 03 de Junho e Despacho º 15897/09, de 13 de Julho

Rua dos Lusiadas, Nº4A  2795-127   | Linda-a-Velha | email:geral@emnsc.pt   | T: 214146 610 |F:  214 146 619

© 2015 by  Social Media Marketing Lisboa

Todos os direitos reservados